Agenda BAS: 13º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica

‘O Futuro dos Grandes Contratos Públicos: Opções e Desafios’ é o tema central do evento, que tem lugar hoje (29 de Outubro) na Academia das Ciências. O congresso tem organização da AMEP e a BAS é um dos seus patrocinadores.

Cláudia Monge, sócia da BAS e professora assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é uma das oradoras convidadas e aborda o tema ‘A proteção de dados na contratação pública’.

De acordo com a organização deste 13º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica, “a contratação pública em Portugal assume papel crescente nos diversos sectores, ultrapassado o limiar dos 15% do PIB e representando muito do que de melhor ou de pior se consegue atingir nas políticas públicas nacionais. Na verdade, é impossível repensar o funcionamento de sectores críticos de Portugal tais como o da saúde ou o do apoio social sem potenciar a contratação pública como linha estratégica estruturante e é igualmente inviável desenhar um modelo de desenvolvimento da nossa economia sem uma nova dinâmica de investimento público contratualizado. Todavia, são bem conhecidas as dificuldades que têm existido para formar e gerir os grandes contratos de forma eficaz e eficiente e bem assim para imunizá-los em relação ao conhecido e sério perigo da corrupção.”

Por esta razão, a organização escolheu como tema deste congresso a reflexão sobre os grandes contratos públicos tendo em conta as lições do passado e os desafios que se desenham para o futuro de Portugal. O evento dedica uma especial atenção aos sectores da saúde, das redes tecnológicas, das TICs e das comunicações.

O congresso é composto por quatro sessões temáticas e contará com as participações para além de Cláudia Monge, de Carlos Salema, Presidente da Academia das Ciências; César Pestana, Presidente ESPAP; Artur Mimoso, vice-presidente SPMS; Pedro Passos Coelho; Luís Valadares Tavares, da APMEP, e Rui Machete, entre outros.

 

13º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica

29 de Outubro de 2019

Academia das Ciências – Convento de São Francisco

Rua da Academia das Ciências, 1249-11 Lisboa

Informações e inscrições

Mais em Comunicação