Proteção de Dados: BAS associa-se à APDPO

Além de atuar na área da Proteção de Dados, a BAS tem procurado aproximar-se dos principais players nacionais deste setor. A Associação Portuguesa de Data Protection Officers (APDPO) é uma destas organizações da qual a BAS tornou-se membro recentemente. Conheça melhor esta instituição.

A Associação Portuguesa de Data Protection Officers é um projeto inovador com o objetivo da promoção e desenvolvimento das boas práticas relativas à proteção de dados.

O objetivo é dotar e preparar os Data Protection Officers ou associados para o desempenho das diversas atividades necessárias à implementação de práticas seguras no controle e proteção de dados.

 

Aprofundar o conhecimento

Há aproximadamente dois anos, a BAS não só passou a prestar assessoria jurídica ao nível da Proteção de Dados, como também, começou a implementar na sua própria atividade as regras do Regulamento Geral para a Proteção de Dados. A aproximação à APDPO era mais do que natural. E a possibilidade de usufruir da formação prestada pela organização aos seus membros era mais uma oportunidade de aprofundar conhecimentos.

A primeira ação de formação decorreu em fevereiro, com um workshop técnico sobre falhas nos processos de autenticação – Workshop Broken Authentication. O evento era direcionado a Profissionais de Proteção de dados, assim como Data Protection Officers, que pretendiam esclarecer o seu conhecimento sobre os ataques aos mecanismos de autenticação. E a BAS esteve presente, representada por um dos seus sócios.

Neste workshop os formandos foram colocados no papel de Hackers e através da aplicação Virtualbox, instalada nos seus computadores portáteis, tiveram oportunidade de focar e recriar todas as situações relacionadas com:

  • Ataques de Brute Force;
  • Credential Stuffing;
  • Ataques ao sistema de recuperação de Passwords
  • Utilização de cifras fracas

 

A APDPO associa-se agora à BAS na organização do workshop “Dois anos de RGPD. Estamos preparados?”, que a sociedade de advogados irá realizar no próximo mês de maio.

Mais em Comunicação