BAS e as tendências do imobiliário

A BAS prepara-se para participar pela primeira vez no MIPIM, uma das maiores exposições mundiais do setor imobiliário. Esta é uma das áreas de atuação da sociedade de advogados e o mercado internacional, uma das suas apostas. 

Cannes é o cenário e março o mês escolhido pela organização do Marché International des Professionnels de l’Immobilier, mais conhecido como MIPIM, para a sua realização. O imobiliário é uma das áreas de atuação da BAS e a este nível já participou em algumas operações relevantes. A participação da sociedade nesta edição do MIPIM surge no âmbito do desafio da Invest Lisboa para integrar o seu stand, tal como já se verificara na Expo Real e no SITP.

Enquanto cuida dos últimos preparativos para o evento, Artur Filipe da Silva, advogado e sócio da BAS que representará a sociedade em Cannes, responde a algumas questões sobre o evento e o sector imobiliário em Portugal.

 

Qual a importância da participação num evento desta dimensão e qual o objetivo desta aposta?

O MIPIM é o maior evento do setor imobiliário a nível mundial. A participação neste evento é fundamental para se estar alinhado com as tendências e com o que de melhor se faz neste setor de atividade. A BAS há já alguns anos, como parte da sua estratégia de afirmação como uma sociedade full service, vem apostando em diversas áreas de atividade, entre as quais o apoio jurídico transversal que o setor imobiliário exige. A presença no MIPIM é, assim, o consolidar desta aposta, sempre com o objetivo de prestar melhores serviços e de captar mais clientes.

 

O incremento verificado no setor imobiliário em Portugal é o resultado de um regime fiscal atrativo e do programa Vistos Gold. Qual o papel que o direito e a advocacia ocupam neste cenário e que áreas de prática toca?

O crescimento do setor do imobiliário não se deve apenas a questões fiscais, nem ao Regime da Autorização de Residência para Atividades de Investimento, comummente designado por Visto Gold, não obstante a importância que estes e outros programas têm tido. O crescimento do setor imobiliário deve-se também a outros fatores como, por exemplo, a confiança dos investidores no país, o desenvolvimento e consolidação do Alojamento Local, à banca que voltou a assegurar crédito para investimento em imobiliário quer na perspetiva dos promotores/investidores, quer para os consumidores e, portanto, são diversas as variáveis que contribuem para o crescimento do setor imobiliário.

A advocacia tem, como em muitos aspetos da vida das pessoas, um papel importantíssimo como garante de que as decisões são tomadas de forma esclarecida. No setor imobiliário, em particular, estão em causa muitos aspetos que exigem um conhecimento técnico que só estão ao alcance de profissionais experientes e conhecedores do enquadramento legal aplicável. O setor imobiliário é absolutamente transversal, e pode ir de áreas do domínio da família e sucessões, passando por urbanismo, ambiente, fiscal, societário, entre outras.

 

Que tipo de contatos esperam fazer e quais os públicos-alvo desta participação?

O networking que se faz neste tipo de eventos é abrangente e o nosso objetivo é dar a conhecer a BAS como uma sociedade capaz de prestar assessoria jurídica de qualidade.

 

E que tipo de serviços presta a BAS a nível do setor imobiliário?

A BAS, como referido, é uma sociedade full service, que presta serviços em todas as áreas.

Mais em Comunicação